Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

Com o dia dos namorados chegando nada melhor do que falar de um dos livros de romance mais comentados dos últimos tempos.
Prestes a estrear no cinema, o queridinho da Editora Intrínseca (mais vendido há 4 semanas pelo Publishnews) com essa capa singela e doce (que fez tanto sucesso fazendo com que todos os outros títulos da autora recebessem o mesmo design) nos engana direitinho, começando a leitura imaginando ser um doce romance de leitura leve e sem muitas pretensões.
ENGANA-SE. 

tumblr_o3r6c4OaGZ1qd6icvo1_540

“Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã que é mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, ela consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.”

Eu sinceramente só comecei a ler o livro pensando no lançamento do filme, não gosto de assistir romances no cinema, nunca fui fã. Os únicos que me lembro de ter visto nos últimos anos foram A Culpa É Das Estrelas e Se Eu Ficar, por coincidência ambos obras literárias adaptadas. Enfim, me interessei pelo trailer de Como Eu Era Antes de Você, sem contar que a posição da Intrínseca referente ao título me instigou bastante eles estavam apostando demais na história, assim… embarquei na leitura. E não me decepcionei nem um pouco!

mebeforeyou2

Jojo Moyes nos conduz em uma história de amor, novas oportunidades e acima de tudo esperança. Will sempre foi um jovem ativo, viajante e que adora esportes, quando em uma noite chuvosa ele sofre um acidente que o deixa tetraplégico. Dois anos após o acidente, Lousia Clark, uma garota alegre, positiva, com um gosto duvidoso para roupas e que sempre viveu em sua pequena e pacata cidadezinha do interior da Inglaterra chamada Stortfold Castle cujo o único ponto turístico, o Castelo Stortfold , é que faz a cidade se manter, sempre foi muito feliz com seu emprego no pequeno café da cidade. Porém quando o café encerra as atividade, Louisa fica sem rumo,e se vê aos 26 anos morando com os pais, sem perspectivas de um futuro promissor e em um relacionamento bastante duvidoso.

“A finalidade da música é fazer com que você se desligue do mundo.”

Assim, Lou consegue um emprego temporário de cuidadora na casa dos Traynor, onde conhece Will, um rapaz amargurado com a vida, mau humorado e hostil que nada mais lhe agrada e acredita que tem um prazo de validade a ser cumprido. A partir dai Lou torna seu objetivo diário mostrar a Will que a vida pode sim ser boa mesmo com suas condições, criando roteiros, programas e aventuras com que faça que cada dia seja um marco em sua vida. Porém não é só a vida de Will que será transformada.

“Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver.”

Jojo conseguiu explorar bem as personalidades opostas do Will e da Lou: de um lado, um homem que sempre amou viver e se aventurar e de repente precisa viver confinado em uma cadeira de rodas, dependendo dos outros. Do outro lado, uma mulher jovem e saudável, mas que é acomodada com a vida que leva, não tem ambições e não sabe como aproveitar a vida.

tumblr_o7betaXXQE1vqkktto1_500

Como Eu Era Antes de Você, não é só um romance super real, tratando de assuntos polêmicos como a própria tetraplegia, as dificuldades que pessoas com essa deficiência enfrenta, como uma simples ida ao restaurante pode ser incômoda e irritante, diversos cuidados e apertos que eles passam que nós nem imaginamos e que Jojo descreve de uma forma espetacular, mas também é uma história de esperança, amor e como nossas vidas só depende de nós mesmos, que o livre arbítrio é o melhor presente que nos foi dado e merece SEMPRE ser respeitado.

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Romance|| 320 Páginas || Intrínseca || Classificação: 3/5

Deixe um comentário