E Se For Você- Rebeca Donovan (Globo Alt)

Sinopse:

 Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano. Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida. Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa. Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?

Quando eu peguei E Se For Você para ler, o novo queridinho da Globo Alt, a capa foi umas das coisas que mais me chamou a atenção, você vê que esses olhos azuis escondem algo, mas eu não poderia saber o rumo que eles iam levar.
E se você tivesse uma segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez?”
Á primeira vista você pode pensar que é mais um romance que conta a história do casal, eles tem desavenças e no fim ficam juntos.
Bom, desculpe-me te desapontar mas não é assim. É MUITO MELHOR!
Cal, Rae e Richelle são melhores amigos desde pequenos, sendo vizinhos se viam praticamente todos os dias. Quando Nicole se muda para uma casa próxima, Richelle não hesita em convidá-la para brincar. Logo de cara vemos as diferenças de personalidade de ambas, Nicole foi criada por pais exigentes e uma vida regrada para atingir seu objetivo (no caso de seus pais) de ir para Harvard, sempre usando vestidos e sapatos que não se pode sujar, todos os dias tem o horário de jantar onde seu pai verifica se tudo está em seu devido lugar e exigindo sempre o melhor de sua filha. Já Richelle é uma menina alegre, sobe em árvores, come besteiras, é apaixonada por Cal e sonha que quando crescer, os quatro vão formar uma banda.
Mas isso não impediu de se tornarem melhores amigas em questão de dias. Porém as coisas mudam quando Richelle precisa se mudar no nono ano, deixando seus amigos desolados e seu então namorado Cal, totalmente perdido sem nenhuma despedida ou contato posterior. No ano seguinte as coisas ficam mais estranhas quando Nicole se junta com os ‘populares’ e sem nenhuma explicação começa a ignorar Rae e Cal. Já na faculdade de Crenshaw, Cal retorna para sua cidade natal e descobre que ninguém sabe onde exatamente está Nicole, ninguém falou com ela e seu facebook está desatualizado desde a formatura do Ensino Médio.
” Não é estranho que a menina mais popular da escola não dê nenhum sinal de vida há mais de um ano e que ninguém pareça ligar para isso?
Quando retorna ao campus, na festa de hallowen Cal se depara com uma garota exatamente igual Nicole, mas que insiste que seu nome é Nyelle. E também, sua personalidade é totalmente diferente, despojada, sem compromisso e sem regras. Ela só quer aproveitar a vida, olhar as estrelas e fazer com que cada dia seja divertido.
Cal sempre foi apaixonado por Nicole, desde o primeiro instante que a viu com seu vestido amarelo e sapatos impecáveis e isso parece não ter diminuído com o tempo ou a distância. A perda de duas de suas melhores amigas de uma vez só mudou ele para sempre e isso deveria explicar seus problemas de relacionamento e compromisso. Quando Nyelle aparece em sua vida isso muda totalmente, e ao mesmo tempo dúvidas vão aparecendo na mente de Cal, afinal o que aconteceu com Nicole? Para onde foi Richelle? E quais os segredos qeu Nyelle esconde?
“O perfil dela é feito de linhas suaves, acentuadas pelos lábios cheios. Nunca reparei muito nos lábios dela, sempre fico preso nos olhos.”
A narrativa fica por conta de Cal, com capítulos alternando entre flashbacks de Nicolle e Richelle, o mistério principal da história vai se desenrolando de forma tênue e cativante nos fazendo devorar as páginas para saber o que de fato aconteceu, Rebeca Donovan nos presenteia com uma leitura leve, divertida e que nos faz pensar profundamente sobre o rumo de nossas vidas.
Young Adult || 416 Páginas || Globo Alt || Classificação: 4/5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s